A telecomunicação é a transmissão de dados a distância, através de um meio físico ou eletromagnético. Podemos enviar mensagens por sistemas de rádio ou por meio de cabos ópticos ou elétricos. Os Serviços podem ser os de telefonia, de comunicação de dados, voz, textos e imagens, apresentados de forma singela ou integrados, ofertados de acordo com as necessidades do mercado e suportados pela infraestrutura de rede de telecomunicações.
A telecomunicação é parte fundamental na vida de todos nós. Dentro dos processos industriais não é diferente, sendo necessária para diversas aplicações como: gerenciamento remoto de fábricas e operações de telemetria em locais próximos ou distantes, até mesmo os mais remotos. A telecomunicação é capaz de aproximar até os mais distantes pontos.
Em telecomunicações industriais, utiliza-se de forma mais frequente a comunicação via rádio. Este tipo de comunicação funciona através do envio de ondas eletromagnéticas em uma determinada frequência que carrega, de forma modulada, a informação que se deseja transmitir.
Existem, basicamente, dois tipos de equipamentos que compõem uma rede de transmissão via rádio: os transmissores e os receptores.
Os transmissores têm a função de modular a informação, converte-la em pulsos elétricos na frequência de oscilação do rádio e transmiti-la através de uma antena. Essa antena pode ser fixada em mastros ou torres de transmissão, de acordo com a necessidade do projeto.
Por sua vez, o receptor tem a função de captar o sinal transmitido através de uma antena também, reconhecendo os impulsos eletromagnéticos apenas na sua frequência de trabalho, demodular a informação contida nestes impulsos e repassar a informação ao dispositivo receptor.
Para uma boa comunicação, é necessário realizar o projeto enlace de rádio que consiste na definição de todas as variáveis influentes ao pleno funcionamento da rede. Detalhes como a localização geográfica dos pontos, objetos no caminho capazes de gerar interferência no sinal, tipo de dado a ser transmitido e legislação vigente.
Por isso, ele deve ser feito por uma empresa ou profissional, devidamente habilitada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e com vivência nos sistemas de homologação da ANATEL.
Rádios Maxon
Somos representantes exclusivos no Brasil dos Rádios Maxon. Nossa linha de produtos inclui uma ampla gama de tecnologia capaz de atender a sua necessidade.
Todos os nossos rádios são homologados pela ANATEL e passam pelos mais rigorosos testes em laboratórios acreditados pelo INMETRO.
Rádios UHF para dados: SD674-DU2, SD125-EU1, SD174-E.
Rádios Frequência Livre
Trabalhamos também com rádios em licença livre, nas frequências de 900MHz, 2.4GHz e 5.8GHz.